Só o que agrega VALOR – Contribuição do EPJ-DF para a postura das Igrejas nas Eleições

BREVE RELATO SOBRE ENCONTRO

 

Tema: Evangélicos e Eleições – Participação nos momentos eleitorais.

Moderador: Paul Freston

Dia: 17/04/2010 – Sábado

Hora: das 16h as 18h.

Local: Igreja Cristã Evangélica de Brasília: EQN 309/310 – Área Especial A – Asa Norte

 

Inicialmente o Paul Freston fez uma abordagem da participação evangélica no parlamento brasileiro e comentou sobre o que ocorreu em alguns outros países. Em seguida várias perguntas foram feitas pelos participantes. Disponibilizaremos o áudio em nosso site.

 

Em termos práticos podemos destacar que:

 

a)      A postura de lançamento de candidatos oficiais tem sido uma das piores atitudes políticas que igrejas evangélicas tem tomado.

b)      A segunda pior postura das igrejas é não fazer nada, pois dessa forma se está omitindo diante do agravamento dos problemas sociopolíticos.

c)      O desafio proposto para o EPJ é tentar animar as igrejas para que desenvolvam um trabalho pedagógico relacionado com as eleições, sem partidarismos. Para isso é necessário que relacionemos e elaboremos textos voltados para as igrejas interessadas nesse trabalho educativo.

 

Lançamos como proposta de próxima atividade outro encontro com Ricardo Barbosa sobre o tema do poder.

 

AVALIAÇÃO

 

O encontro foi frutífero, com a participação de cerca de quinze pessoas. Não conseguimos transmitir ao vivo pela Internet como tentamos e desejamos fazê-lo no próximo. Pretendemos disponibilizar o vídeo e o áudio postermiormente na Internet. Relacionamos cerca de trinta organizações que atuam no Distrito Federal, mas não tivemos tempo de tentar um dialogo voltado para o encontro. Acreditamos que essa tentativa de dialogo é de fundamental importância, pois dessa forma poderemos avaliar as possibilidade e barreiras que o EPJ possui de contribuir com as igrejas.

 

Percebemos que escrever ou encontrar materiais já escritos que possam contribuir com nossos objetivos é o atual ponto crítico. Acreditamos que o EPJ avançará somente se conseguirmos vencer essa barreira. Temos observado três grandes necessidades de subsídios:

 

1)      A Análise de Conjuntura proposta pela coordenação nacional. Sabemos que está existindo dificuldades para elaboração da proposta inicial, mas sem um nivelamento mínimo de uma leitura da conjuntura talvez seja mais difícil animar ações conjuntas enquanto EPJ.

 

2)      O decreto presidencial do PNDH3 (terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos) gerou uma significativa repercussão na sociedade, em especial entre os evangélicos. Isso nos desafia a construir um olhar coletivo do EPJ sobre ele.

 

3)      Debate Eleitoral – Reforçando o que já foi colocado pela coordenação nacional, enfatizamos essa necessidade afim de que possamos tentar contribuir com o fortalecimento da democracia.

 

Diante desses desafios, sugerimos que o EPJ consulte nacionalmente nos grupos virtuais, se existem indicações de textos sobre os temas acima e pessoas dispostas a contribuir escrevendo sobre eles.

 

Na Graça de Deus,

 

EPJ DF – Evangélicos pela Justiça no Distrito Federal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: